domingo, 12 de março de 2017

Prosa no Divã por Leandro Salgentelli: Hinode - Lavagem Cerebral



Há algum tempo, um conhecido me chamou no Facebook para fazer uma proposta. Ora, o que será, pensei com meus botões: será que é agora que ficarei rico? Passei o número do celular para ele (confiando em sua honestidade) e horas depois começou a mandar mensagens pelo WhatsApp falando sobre uma marca de produtos cosméticos que, sendo um associado, garantia 100% dos lucros. Foram dois dias tentando marcar uma reunião. A insistência foi tanta que no terceiro dia incorporei o Drácula das trevas e disse: “Meu querido, obrigado por pensar que eu, um reles mortal, fosse se interessar pelo incrível trabalho que vocês realizam. Tenho três colunas para abastecer semanalmente, meus trabalhos acadêmicos estão todos atrasados e meu cachorro chora por atenção, você entende não é mesmo?”. Insistiu mais um pouco dizendo que não era pirâmide. Então incorporei o vilão de vez parei de responder suas mensagens pelo WhatsApp. 

Duas semanas seguintes encontrei outro conhecido na rua e papo vai papo vem, começou a falar sobre uma marca que por ventura não é pirâmide também. Conheço esse discurso, olhei pra ele e dei uma desculpa qualquer e sai correndo. 
Semanas depois, chego ao meu trabalho e meu assessorado me apresenta um senhor aparentemente de boa índole. Desconfiar pra quê? Com uma xícara de café em uma das mãos, conversou sobre crise financeira, sobre o mercado de trabalho, enfim, um senhor interessante e antenado. Aos poucos, com seu jeito todo verborrágico, abriu sua bolsa e começou falar da Hinode. Naquele momento devia levantar da cadeira e finalmente me transformar no serial Killer, deixar claro minha paciência por encerrado e dizer chega. Chega dessa palhaçada. 

Resultado de imagem para meme hinode

Mas não foi essa educação que tive, então fiz um teatrinho que é o mais perto que posso chegar de um vilão de novela, e ouvi calmamente o jogo pretensioso dessa marca que mais aliena do que ajuda. Primeiro eles chegam com um discurso de milagre, que sua vida vai mudar, que sendo um associado aos poucos vai subir na pirâmide, como qualquer negócio. 
Tem que ser muito iludido para acreditar que revendendo produtos Hinode chega-se ao topo da montanha. Os bem-sucedidos desse negócio são empresários que já têm seu público formado. Enquanto ganham seus milhões, fazem lavagem cerebral com palestras, que aproposito assemelhasse a uma pregação, apontando as formas viáveis para o sucesso e abusando da fé daqueles que têm a esperança de alcançar algum prêmio por mérito. Há inúmeras vias para o fracasso, poucos são para o sucesso. Tem que ser muito pretensioso para induzir alguém acreditar numa palhaçada dessas e mais ganancioso para acreditar. 

Resultado de imagem para meme conhece hinode senhora

Se por ventura conhecer alguém associado, fique se simpatizar com a ideologia. Mas corra se sentir desconfortável diante dos intercessores de Deus a serviço da própria empáfia. Não encontrei referências, mas assemelham-se a Testemunhas de Jeová ou qualquer religião que assim se anuncia. 
  
Leandro Salgentelli 

24 comentários:

  1. Rindo loucamente aqui, sério mesmo.
    Já ouvi " Você já conhece os produtos Hinode?" tanto quanto já ouvi minha mãe mandar eu ir arrumar a cama. kkkk

    Adorei o texto, de verdade.
    Sucesso, e cuidado, a Hinode está em todo lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, esse pessoal não tem filtro, o que nos resta é rir mesmo da tacanhice deles todos. Um beijo grande.

      Excluir
  2. Meu Deus, hahaha, amei! É bem assim mesmo. Tanta gente para e faz proposta dizendo que isso vai mudar as nossas vidas, que ficaremos ricos e tudo mais, eu fico com uma louca vontade de perguntar "E porque você não está rico então?" Mas enfim...
    Amei o seu post, de verdade ♥

    http://romanceerotic.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, o que se passa na sua cabeça se passa na minha "por que não está rico então?". Hahaha O bom é tirar algum humor disso tudo. Obrigado pelo comentário e um super beijo.

      Excluir
  3. HHauhauahuahauhuauahauhauahuahauhau!!!!
    Desculpa não consegui nem te cumprimentar!!!
    Olá, tudo bem??
    Conheço esses tipos de pessoa e corro muito também. Se ficar rico fosse fácil teria um monte de gente correndo atras deles, e não o contrário.
    Adorei seu post.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu estou bem e você? Eu fico rindo disso tudo também, pra não estressar. Mas você está certa, ficar rico não é nada fácil. O que nos resta é lamentar e rir um pouco dos alienados.

      Excluir
  4. Olá
    Melhor texto que eu já li por aqui kkk. Eu sei bem o quão insistente são, não só os vendedores dessa marca, mas de todas. Eu não suporto esse tipo de existência, do uma desculpa pior do que para um Testemunha de Jeová quando me chamam pra ir ao culto kkkk. Enfim, adorei conhecer as suas "ótimas" esperiencias quanto a isso kkkk. Até a próxima
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manoel, obrigado pelo comentário. O mundo está consumindo demais, e o horário comercial passou a ser 24 horas. Lamentável. Fico feliz que tenha gostado do texto. Um abraço.

      Excluir
  5. Olá, nossa esse pessoal dessa "não" piramide é insistente mesmo, hehehe. Se fosse da primeira mensagem bloqueava e falava que o what´s parou de funcionar. Parece que as pessoas não se tocam, que isso é chato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Franciele, eles realmente não se tocam. É triste. Obrigado pelo comentário e volte sempre. Um beijo.

      Excluir
  6. Oi!
    Que texto sensacional! Já ouvi falar dessa marca mas ainda não tive o azar de receber o convite de alguém para fazer parte da "não pirâmide" que a compõe. Creio que a insistência seja algo típico de todos que querem fazer alguém consumir algo, mas a diferença é que alguns sabem dosar a insistência, já esse pessoal das suas histórias...haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, acredite, você é uma garota de muita sorte. Mas aguarde, sua vez vai chegar. Hahaha... Um abraço e obrigado pelo comentário.

      Excluir
  7. Olá, tudo bem?
    Que texto hilário! Gente, amei haha.
    Quem não ouviu falar dessa marca né?! Eu não aguento mais ser abordada por esse povo chato e insistente.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayanni, lindo nome, esse povo é uma chatice só. Não aguento mais. Fico feliz que o texto descontraiu. Um beijo grande.

      Excluir
  8. Oiee ^^
    Geente, eu ainda não conhecia essa marca *-* ainda bem que ninguém veio me importunar ainda...haha' só fico recebendo e-mails oferecendo Viagra e coisas do tipo, mas por enquanto a paciência ainda está completa. Adorei o seu texto, acho que quem acredita nesse papo furado são pessoas muuito gananciosas querendo "chegar ao topo" da forma mais fácil, né?
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Drih, você é uma mulher de sorte, acredite. Esse pessoal não sabe dosar o bom senso. São uns paranoicos ambulantes, acreditam fielmente que as coisas vão acontecer do dia pra noite. Cada um com sua loucura, respeito, mas sinto pena quando a verdade vir à tona. Adorei seu comentário. Um super beijo.

      Excluir
  9. Oie,
    Achei bem sincero o texto, realmente as pessoas querem crescer no fácil, achando de certas coisas o vão deixar ricos ou coisa do tipo. Mas realmente os ricos são os empresario que abriram a empresa e tem já um publico que gosta, quando sou abordada por esse tipo de gente ta vontade de dar uma voadora mais como uma menina e um menino educado sou obrigada a fingir que estou atrasada. Adorei muito o texto.
    Beijos
    Sucesso ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Que bom que gostou do texto. Realmente, esse pessoal acha que dinheiro dá em telha. Quando na verdade o negócio é mais em baixo.

      Excluir
  10. Olá! Excelente texto, você tem um senso de humor bem apurado. Apesar que não conheço essa marca e nunca ouvi falar, bateu aquela curiosidade e vou ler a respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, é preciso achar graça, senão vamos nos irritar sempre. Mas calma, sua vez vai chegar. Esse pessoal vão te encontrar em algum momento. Hahaha... Abraço.

      Excluir
  11. Falou tudo o que penso.
    Não é uma empresa vidas o vendas de produtos, mas sim só em colocar mais e mais pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Ludi. Torcemos para que cada vez menos esse pessoal se propague e cada vez menos as pessoas se iludam, o que pelo visto é bem difícil.

      Excluir
  12. Muito bom seu comentário e te digo que tenho uma amiga que entrou nessa, tentou fazer a minha cabeça pra entrar também mas fui curta e grossa, realmente fazem lavagem cerebral das bravas, acompanho o face dela é ela não tem vida, é Hinode pra cá, pra lá, sábado a noite, domingo , direto, rica ainda não ficou mas vai saber, só sei que milagres não existem, kkkk

    ResponderExcluir
  13. Tenho exemplos de amigos que graças a Deus hoje realmente mudaram suas vidas, eles estavam para serem despejados e colégio de filhas atrasados, "3 filhas", ele era borracheiro, hoje está na qualificação de Duplo Diamante com ganhos em média de 30.000 mil reais, isso é mudança de vida! Demorei acreditar mas é real, quem ainda não leu, pode ler o livro o negócio só século XXI e vocês vão ver que mercado é esse, não da mais é para trabalhar e esperar uma aposentadoria que não da nem para comprar os remédios, como diz aí a amiga acima é trabalho e muito trabalho não é nada fácil! Por isso você vê sua amiga pra lá e pra cá, se vai ficar rica ou não eu não sei, mas só com a venda dos produtos ela pode conseguir 2.000 mil a mais por mês, essa é a mudança que muitas pessoas hj precisam!

    ResponderExcluir

Deixe-nos sua opinião sobre esta postagem.