quinta-feira, 18 de abril de 2013

Hoje é Dia Nacional do Livro Infantil Em Homenagem a Monteiro Lobato

Hoje é o Dia Nacional do Livro Infantil, e essa data também marca o nascimento de Monteiro Lobato em 1882. Ênio Silveira, diretor da extinta Editora Civilização Brasileira, dizia que: “Quem Não Lê, Mal Fala, Mal Ouve, Mal Vê...”.

Quem já não foi povoado pelos grandes personagens de Monteiro Lobato? Quem em sua infância já não leu ou não assistiu as adaptações do grande sucesso do autor: O Sitio do Pica-pau Amarelo?

Além de ser um grande autor, Monteiro Lobato, também teve seus momentos difíceis, um deles foi quando afirmou que havia petróleo no Brasil, acabando assim com a concentração das riquezas nas mãos de empresas estrangeiras. Não foi a toa que o primeiro poço de petróleo, que jorrou no Brasil, foi batizado de Lobato.
 
“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.

Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. 

Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.

Essa é a homenagem do Blog STC, ao Dia Nacional do Livro Infantil e à Monteiro Lobato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos sua opinião sobre esta postagem.